segunda-feira, 4 de março de 2019

Filmes - A Múmia (1999)

Ainda vou a tempo de vos fazer uma recomendação para este Carnaval? Todos nós temos aqueles filmes que nos fazem rir até às lágrimas mesmo que estejamos no verdadeiro dia não. Para mim, já há muitos anos que "A Múmia" é um desses filmes e dei por mim muito admirada ao perceber que ainda não tinha falado dele por aqui. Afinal esta trilogia arranca-me sorrisos mesmo nos dias mais complicados.

"A Múmia" conta a história de Rick, um aventureiro americano, Evelyn, uma bibliotecária no Cairo e do irmão desta, Jonathan, que seguem um mapa até à antiga cidade egípcia Hamunaptra, onde procuram pelo Livro dos Mortos. Quando Evelyn lê uma página deste em voz alta, acorda acidentalmente a múmia de Imhotep, o sacerdote do faraó Seti I, que foi condenado à morte por se envolver com a amante deste. Ele traz consigo as 10 pragas do Egipto e tenta devolver a vida à mulher que ama, deixando o nosso trio de protagonistas com a missão de o impedir, enviando a múmia de novo para a morte.

Apesar de ser classificado como um filme de acção, para mim pode ser classificado também como uma comédia. É um filme que não agrada a toda a gente e que encheu muitos jovens de medo de múmias, mas para mim resulta bem. Não sinto que o terror esteja assim tão presente (talvez porque o Imhotep não me meta grande medo!), e existem imensos momentos de comédia subtil, sendo a personagem Jonathan o grande alivio cómico da história, mas todos (principalmente Rick) têm os seus momentos divertidos que arrancam gargalhadas. O sucesso foi tal que gerou sequelas, uma série animada (que marcou taaaaanto a minha infância!), entre outras adições à franquia.

De notar que este é um filme com 20 anos, mas sinto que continua actual em bastantes coisas, alem de que ele próprio é um remake de um original de 1932 (mais focado em Imhotep). [Imhotep existiu realmente, mas não era sacerdote de Tebas; era sim, o homem que projectou a primeira pirâmide! (Para quem se interessar sobre o tema Egipto recomendo ESTE vídeo do Castanhari.)] 

Resumindo, não é uma obra prima, mas é um daqueles filmes que fazem parte da minha vida já há muitos anos, e apesar das suas falhas, não lhe dava 20 anos, tendo efeitos que não parecem de todo dos anos 90, apesar de todas as evoluções sofridas pelos efeitos visuais desde então. Gostei muito mais dele do que do recente remake (do qual ainda hei de falar aqui) - mas ainda não tive oportunidade (apesar de querer) de assistir ao original dos anos 30. Muita gente graças a este filme ficou com o bichinho de conhecer mais sobre o Antigo Egipto. Como é um filme que passa muitas vezes na televisão, se nunca o viram aproveitem!

 

Sem comentários:

Enviar um comentário